Ingressos Como apoiar

DANÇA

Patrícia Bergantin: contágio 8x1

Patrícia Bergantin: contágio 8x1

31.01 a 22.02: quintas e sextas às 20h

PROGRAMAÇÃO:

31.01 e 01.02: Oficina Encontro de Apreciadores, com Patrícia Bergantin - aberto a público interessado

07.02: "Marcela Banguela", de Natália Mendonça e "APT.LAB_ ep 01", de Talita Florêncio e Thiago Salas

08.02: "Jogo de Questões", de Patrícia Araújo e Valentina D'Avenia

14.02: "Abominável", de Larissa Ballarotti

15.02: "Marcela Banguela", de Natália Mendonça e "APT.LAB_ ep 02", de Talita Florêncio e Thiago Salas

21.02: "Suave Elevação", de Mauricio Florez Raigoza e "Gênera", de Flora Kountouriotis e Carolina Bianchi

22.02: "Refluxo", de Lucas Brandão


A partir de 31 de Janeiro, a artista da dança Patrícia Bergantin será residente no Centro da Terra e seguirá nas semanas seguintes, até 22 de fevereiro. Uma vez convidada pelo Teatro, Patrícia teve o impulso de expandir a oportunidade para além de sua pesquisa pessoal, convocando outros artistas da dança, performance e artes visuais. Dando continuidade a seu projeto CONTÁGIO, o intuito principal é tecer um arranjo coletivo, onde todos se apoiam, se assistem e se suportam, com a premissa de que a força de um é o impulsionamento de todos. Ciente do contexto político, no qual o fazer artístico em todos seus desdobramentos, desde apoio para pesquisa até financiamento para criação de espetáculos, está em rigorosa ameaça, a articulação com diversos artistas é uma tática para encorajar a pesquisa e criação, multiplicando e diversificando a programação de um centro cultural tão vivo quanto o Teatro Centro da Terra.


Neste período, a programação do teatro contará com uma oficina aberta a público, apresentações de oito artistas da dança e da performance, e ainda com exposição de quatro artistas visuais.


Na abertura dos dias 31.01 e 01.02, das 20h às 22h, Patrícia oferecerá a oficina gratuita "Encontro de Apreciadores", que convida o público interessado a lavar os olhos e mobilizar práticas em torno do que é ser espectador. Durante dois encontros, trabalhar o modo como nos relacionamos, assistimos, apreciamos. É possível 'despadronizar' nosso olhar? Quais são os parâmetros de observação em torno de um objeto? A inscrição pode ser feita por qualquer um interessado pela provocação e basta mandar um e-mail para bergantinpatricia@gmail.com, até 28.01, segunda-feira, demonstrando seu interesse.


Não contente com o cumprimento de pauta, o convite é também para que, no decorrer do mês, os artistas residentes também se contaminem em suas criações, impulsionando e trocando uns com os outros. As programação contará desde pré-estreia de dança até ensaios abertos de processos em desenvolvimento.


Este modo de operar é também decorrência da articulação de Patrícia com Josefa Pereira, que juntas desenvolvem a Tectônica Plataforma, base que se dedica à prática e ao estudo das forças, processos e movimentos em dança. Além de propiciar a pesquisa e investigação de ambas, também cartografa uma constelação afetiva entre artistas interessados e interessantes, dinamizando as camadas éticas, estéticas e políticas que compõem seu fazer artístico. Juntas também criaram "Mandíbula", "Égua" e "Contágio"; seus trabalhos solo "Hidebehind" e "/m/"; e colaboram em projetos de diversos artistas em comum como "Monstra", de Elisabete Finger e Manuela Eichner.


Este espaço conta com apoio do Edital de Apoio aos Espaços Independentes – Secretaria Municipal de Cultura.



MÚSICA

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA 08, 15, 22 e 29.04.24, segundas às 20h

RODRIGO CAMPOS, ROMULO FRÓES E THIAGO FRANÇA: 3 NA RIBANCEIRA

MÚSICA

ANNA VIS E JEANNE CALLEGARI: FOGO FOGO 30.04.24, terça às 20h

ANNA VIS E JEANNE CALLEGARI: FOGO FOGO

DANÇA

CLEROUAK E GRANATO: BLUES 02 e 03.05.24, quinta e sexta às 20h

CLEROUAK E GRANATO: BLUES

MÚSICA

ROMULO ALEXIS: ENSEMBLES CRIATIVOS 06, 13, 20 e 27.05.24, segundas às 20h

ROMULO ALEXIS: ENSEMBLES CRIATIVOS

MÚSICA

LUCIO MAIA E JUNIO BARRETO: PRIMEIRO ENCONTRO 07.05.24, terça às 20h

LUCIO MAIA E JUNIO BARRETO: PRIMEIRO ENCONTRO

MÚSICA

SOFIA BOTELHO E ERNANI SANCHEZ: EU, MARINA 21.05.24, terça às 20h

SOFIA BOTELHO E ERNANI SANCHEZ: EU, MARINA